A retórica do consumo: afeto, discurso e semiótica na retórica publicitária

O ReC desenvolveu uma investigação ampla e fundamentada a respeito da retórica do consumo, tão presente na mídia atual. A partir do diagnóstico das principais características da sociedade de consumo contemporânea, as pesquisas buscaram o mapeamento das estratégias semióticas e discursivas que vêm promovendo uma forma de integração sócio-afetiva na atual cultura do consumismo. Um processo de individuação semio-estética, por meio da Publicidade, vem se/nos constituindo como sujeitos e a Publicidade se mostra hoje uma força suasória, na atribuição de sentido ao mundo, através do estímulo ao consumo hedonista. Identificamos que, se vivemos a época da crise do sentido, a Publicidade se apresenta como uma ilha de sentido, um porto-seguro simbólico, pois trabalha mais os desejos do que as necessidades.

Notícias

Revista Comum – Edição comemorativa TReC
Revista Comum – Edição comemorativa TReC

Já está disponível em http://www.facha.edu.br/revista-comum a edição comemorativa da Revista Comum com os Anais do TReC - 1º Simpósio Nacional sobre Transformações na Retórica do Consumo. Agradecemos o interesse de todos os participantes do evento.

ler mais
TReC – Modelo com formatação para envio de artigo completo
TReC – Modelo com formatação para envio de artigo completo

Os artigos completos, selecionados para o TReC - 1º Simpósio Nacional sobre Transformações na Retórica do Consumo, deverão ser encaminhados para o e-mail trec.completo@gmail.com até dia 20 de março. Clique aqui para fazer o download do modelo com as orientações sobre...

ler mais
Translate »

Pin It on Pinterest

Share This